CEE do NADEF ouve articuladora da pessoa com deficiência da DRS XIII

A articuladora apresentou para os vereadores um panorama da Rede de Atenção
CEE do NADEF ouve articuladora da pessoa com deficiência da DRS XIII

Foto: Allan S. Ribeiro

A Comissão Especial de Estudos para analisar o que impede a implantação do Núcleo de Atendimento ao Deficiente (NADEF) em prédio próprio, se reuniu na tarde de ontem, 09 de novembro, no plenário da Câmara.

Os membros da CEE, Luciano Mega (PDT), presidente da Comissão, Alessandro Maraca (PMDB), Fabiano Guimarães (DEM) e João Batista (PP), receberam a coordenadora do NADEF, Ana Paula e a articuladora da pessoa com deficiência da DRS XIII, Ângela Maria Calcini.

A articuladora apresentou para os vereadores um panorama da Rede de Atenção. Foi explicado que o Núcleo realiza atendimento para portadores de deficiência auditiva e intelectual, mas com a implantação do CER (Centro de Reabilitação), o atendimento poderá ser ampliado para portadores de deficiência motora também.

Para que esta mudança aconteça, Ângela acredita que depende do Ministério da Saúde, pois todos aspectos técnicos já foram estudados e aprovados.

A coordenadora explicou aos vereadores já existe uma área para que seja construído o CER, e que assim que aprovado pelo Ministério, receberá uma verba de incentivo de construção no valor de R$ 3.750.000,00, mas não sabe afirmar se esta quantia será suficiente para construção do Núcleo e se a prefeitura terá que entrar com alguma contrapartida. Haverá também a verba para aquisição de material de R$ 1.500.000,00 e um repasse de custeio no valor de R$ 140.000,00/mês.

Ficou definido pelos membros da CEE que será feita uma diligência à área destinada para construção do CER, acompanhado de técnicos e engenheiros da Secretaria da Saúde. Após será agendada uma reunião com representantes do Hospital das Clínicas, que há muito tempo vem com essa demanda.